Sites Grátis no Comunidades.net Press Team Comunicação | Produção de Conteúdos Jornalísticos (Texto, Vídeo, Fotografia, Áudio e Multimédia)

Santa Ines Bahia



Total de visitas: 20973
Aspectos Históricos

Aspectos Históricos

O distrito de Santa Inês foi criado em 1898 figurando, nos quadros de apuração do recenseamento de 1920, subordinado ao município de Areia. Entretanto, a primeira incursão no território foi feita em 1820 por dois genros de Francisco de Souza Feio, Pedro Costa Avelar e Vicente Ferreira de Souza.
Residentes na Sesmaria de propriedade do mesmo, que ficava onde está hoje localizada a cidade de UBAÍRA.
Fazendo exploração alem dos limites conhecidos, foram fixar residência em um lugar que originou o atual município de Santa Inês com a seca prolongada.
De 1824, os genros de Francisco de Souza Feio voltaram ao ponto de partida. Conta a sabedoria popular que este território pertencia a uma senhora chamada Maria Rosa Nunes Logrado, proprietária de uma fazenda cujo terreno foi doado para construção da capela de Santa Inês. Situava-se onde hoje temos o banco BRADESCO, na Praça Luiz Teófilo.
O nome da cidade foi dado em homenagem a santa de devoção de Maria Rosa Nunes Logrado, Santa Inês.
Em 1830, Luiz Teófilo de Souza Rodrigues uma faixa de terra incluindo o local da antiga população e fez construir várias casas de telhas, ampliou a capela de Santa Inês, fazendo renascer o Arraial que outrora fora iniciado. Durante algumas décadas, Santa Inês foi considerada como “Princesa do Sudoeste’’ uma cidade próspera, com um forte comercio de produtos agrícolas. O município foi criado pela lei estadual n° 1714, de 22/07/1924, instalando em 26 de outubro de 1924. A sede, formada distrito com o topônimo de Curato de Santa Inês, em 1893, foi elevada a categoria de cidade pela lei estadual n° 1944, de 18/05/1927.
Foi desmembrada para criar os municípios de Itaquara, em 1926, Cravolândia e Irajuba, ambos em 1962.




Criar um Site Grátis   |